28 junho, 2016

Punhal de Tuntancamon foi feito de metal extraterrestre?

Desde que foi descoberto, um punhal do antigo Egito tem intrigado os historiadores. Como artesãos fizeram uma lâmina de ferro de tal qualidade que durou por mais de 3.000 anos dentro de um sarcófago sem nenhum ferrugem?


O ferro no punhal foi igualado ao metal em um meteorito caído


Os cientistas descobriram que o punhal foi forjado a partir do metal de um meteorito caído. 

Uma equipe de pesquisadores egípcios e italianos usaram raios-X para analisar o ferro na faca e descobriram grandes quantidades de níquel e uma maquiagem semelhante ao ferro encontrado em meteoritos que caíram.

"Alto teor de níquel da lâmina...sugere fortemente uma origem extraterrestre", concluíram os cientistas.


Tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1925


Comparado o ferro no punhal com 20 meteoritos diferentes, conhecidos por terem caído dentro da esfera de negociação de AEC. reino do século 14, de Tutankhamon.
Depois de uma busca que se estendeu desde o deserto do Saara a atual Irã.

Um meteorito apelidado de Kharga, que caiu há milhares de anos perto do porto de Alexandria, mas só foi localizado em 2000, tinha níveis semelhantes de níquel e cobalto.

O pedaço de metal que caiu do céu, os cientistas acreditam, é o mesmo da adaga.

Tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1925


Foi descoberta pelo arqueólogo britânico Howard Carter envolvida em torno da perna direita de Tutancâmon e esse detalhe chamou a atenção dos egiptólogos.

O cabo era feito de ouro, enquanto o pomo foi cortado de cristal de rocha. A bainha de ouro destaca lírios de um lado e penas no outro com um cabeça de chacal na parte inferior.

Mas foi a lâmina de ferro que se mostrou mais intrigante. Ferro era raro no Egito antigo - muito mais raro do que o outro - e civilizações mediterrânicas só começou a forjar ferramentas de ferro com confiança, mais de mil anos depois da morte de Tutankhamon.

As descobertas sugerem que antigos egípcios sabiam como trabalhar com ferro, mesmo se eles não foram capazes de fazê-lo  eles mesmos e davam grande valor aos poucos ferros que eles poderiam obter de meteoritos.

Dr. Diane Johnson, um acadêmico da Open University, que estuda meteoritos na cultura egípcia, disse que eles estavam propensos a associar o metal-borne ao céu como o divino.

"O antigo povo egípcio sabia que o ferro, por vezes, como meteoritos vinham do céu, o lugar dos deuses", ela escreveu.

O primeiro uso conhecido de ferro por egípcios está em um conjunto de pérolas descobertas em um ceemitério em Gerzeh nas margens do Nilo e datado de 3.200 aC, ou quase dois milênios antes de Tutankhamun. Tal como a faca, os grânulos foram feitas a partir de metal meteoro.

"Como os únicos dois artefatos de ferro valiosos do antigo Egito até agora analisados com precisão são de origem meteorita, sugerimos que os antigos egípcios atribuíam grande valor ao ferro de meteoritos para a produção de objetos ornamentais ou cerimoniais finos", escreveu a equipe por trás da pesquisa do punhal.

Embora o punhal foi descoberto na tumba de um faraó egípcio é possível que a arma foi feita fora do reino de Tutankhamun.

Egípcios negociavam com os hititas da Turquia moderna e de outas civilizações vizinhas, algumas das quais são pensados para ter habilidades de metal mais avançados.


O sarcófago do rei Tutancâmon em sua câmara mortuária após a múmia ter sido colocada em uma urna de vidro projetado para proteger os restos de umidade e outros contaminantes. Fotografia: Cris Bouronce / AFP / Getty imagens



Share:

0 comentários:

Postar um comentário